Contas de cabeça? Surpreende os teus amigos!

Publicado por
|
A matemática é muitas vezes vista como um bicho de sete cabeças que não é possível dominar. Aqui, no Estudante Virtual, tentamos desmistificar essa ideia errada que grande parte dos alunos, hoje em dia, ainda tem. Depois de termos publicado o artigo Como estudar matemática, recebemos alguns e-mails que nos motivaram a escrever mais um artigo com truques para fazer contas de cabeça.

Multiplicar um número com dois dígitos que termine em 5 consigo mesmo

Calcular o quadrado de um número abaixo de 100 é extremamente simples. Apenas tens que multiplicar o primeiro dígito com o maior número consequente e, no final, adicionar (colocar à frente, não é somar) 25. Seguem dois exemplos:  

Somar “like a boss”

Quando aprendemos a somar dois números, geralmente ensinam-nos a adicionar o algarismo da direita de um deles ao outro primeiro e, depois, os que estiverem à sua esquerda. No entanto, se fizermos o contrário é muito mais fácil. Seguem dois exemplos:  

Multiplicar por 11

Este é o meu truque preferido. Aprendi com um artigo semelhante a este no Ser Estudante que dava dicas para desenvolver o cálculo mental. Basicamente, permite-te multiplicar um número com dois dígitos por 11, escrevendo o primeiro e último número e adicionando-os. O resultado dessa adição será o algarismo do meio. Segue o exemplo: Mas existe um problema… Se a soma dos dois números exceder os 9, tem-se de adicionar 1 ao algarismo da esquerda. Segue o exemplo:  

Subtrair “like a genius”

Este é talvez o truque mais complexo, mas que vale bem a pena. Basicamente subtrai-se a centena seguinte do número que vai ser subtraído e soma-se a este a diferença entre 100 e o número até às dezenas. Segue o exemplo:  

Dá-nos a tua opinião!

Já conhecias estes truques? Tens conhecimento de mais algum? Contribui para este artigo, deixando um comentário na secção abaixo destinada aos mesmos.

Adicionar um comentário