Os 7 melhores sites para estudantes em 2011

Publicado por
|

Faltam menos de 24 horas para 2011 acabar. Como tal, e tendo em consideração o tema do blog, decidi que o último artigo deste ano seria sobre outros sites que, tal como o nosso, têm em vista ajudar jovens e estudantes do ensino básico ao universitário.

 

Segue-se a lista em formato Top 7 com uma pequena descrição acerca de cada site:

 

Quest4K – O jogo da matemática

Quest4K - O jogo da matemática

O verdadeiro jogo da matemática já nasceu! O Quest4K foi recentemente anunciado aqui, no Estudante Virtual. Apesar de ser um projeto que vai avançar em janeiro, decidi nomeá-lo pela excelente experiência de jogo que tive na demo disponibilizada.

 

P3 – Personaliza, partilha e inspira-te

P3 - Personaliza, partilha e inspira-te

P3 é um site informativo para estudantes universitários e pós-universitários. Nasceu da parceria do jornal Público, da Universidade do Porto e do INESC Porto. A filosofia é muito simples: os utilizadores registam-se para puderem “seguir” e “ser seguidos” por outros leitores e acederem a conteúdos à medida dos seus interesses.

Dividido em três secções – Cultura, Atualidade e Vícios – aborda temas que vão da música, ao design, arquitetura, desporto, economia ou educação, passando pela tecnologia, a moda ou as séries televisivas.   

 

Erasmusu – Connect with Erasmus

Erasmusu - Connect with Erasmus

O Erasmusu é um site em forma de rede social que pretende facilitar a vida aos estudantes que querem fazer Erasmus. Dá pistas na escolha da cidade e da universidade e também em pormenores práticos, como arranjar casa e conhecer pessoas.

 

SAPO Kids

SAPO Kids

SAPO Kids é uma aposta do portal Sapo, para um público jovem com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Na plataforma é possível encontrar uma oferta diversificada de conteúdos, entre ofertas lúdicas e de entretenimento. Presentemente, foi nomeado para a final do concurso Best Children Online Content, uma iniciativa da responsabilidade da Comissão Europeia e dos Centros de Internet mais Segura.

 

Power of Research – Transforma-te num cientista

Power of Research - Transforma-te num cientista

Patrocinado pela União Europeia, o jogo Power of Research destina-se a fomentar o interesse pela carreira científica entre os jovens. Os jogadores assumem o papel de cientistas e podem desempenhar virtualmente algumas tarefas como exames microscópicos ou de DNA. O jogo é gratuito e pode ser jogado através de um browser de internet.

 

Clube da matemática – Sociedade portuguesa de matemática

Clube da matemática - Sociedade portuguesa de matemática

O Clube de Matemática é um site dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, onde pequenos e graúdos são desafiados a pôr o raciocínio em marchar para resolver enigmas, mas também para conhecer figuras notáveis e ouvir anedotas.

 

Há greve

Há greve

Hoje há greve? Um dia, alguns dos estudantes do Instituto Superior Técnico acordaram com esta pergunta e decidiram criar um site (com uma versão para Android), para lhes dar resposta. O Há Greve reúne informações de várias fontes, sempre que há greve no horizonte e poupa-te o trabalho de ir à estação de metro ou de comboio e dar de caras com ela inoperacional.

 

Dá-nos o teu Feedback!

Quais os sites que mais usas para te auxiliar no estudo e na vida académica? Já conhecias os que te apresentamos? Feliz 2012!

Comentários

  1. Rui Afonso

    31 de Dezembro de 2011

    Oi, td bem?
    So uma coisa, na parte do Erasmus, tem no titulo Erasmusu.

    Isso é mesmo assim ou é erro?

    Ja agora, ese artigo esta muito bom, e mais uma vez dou os meus parabens a todos os escritores, do EstudanteVirtual, que têm contribuido para tornar este site, num do melhores :)

    Parabens e espero que no proximo ano continuem com o excelente trabalho e melhorando cada vez mais :)

    • Profile photo of Nuno Fernandes

      Nuno Fernandes

      31 de Dezembro de 2011

      Olá Rui, obrigado pelo teu comentário.

      Sim o site é Erasmusu (o último “u” é de universidade).
      Para o ano cá estaremos a continuar o trabalho que temos feito até agora.

      Abraços,
      NunoF

Adicionar um comentário